26 fevereiro 2009

EM CONSTRUÇÃO - Academia da Cidade




O Programa Academia das Cidades, do Governo Estadual, tem como principal objetivo oferecer qualidade de vida aos pernambucanos, visando elevar a auto-estima da população, promover a adoção de hábitos saudáveis e reduzir os gastos com internação e atendimentos médicos. Para isso, o programa garante o acesso da população a espaços públicos que possibilitem a prática de exercícios, esportes, atividades culturais e ações de saúde e inclusão social.

O programa nasceu em 2002, no Recife, quando o atual secretário estadual das Cidades, Humberto Costa, era secretário municipal de Saúde. Diante do sucesso da iniciativa na capital pernambucana, a experiência foi trazida no final de 2007 para o Estado e está sendo implantada em diversos municípios do interior, como é o caso de Tuparetama. 

O incentivo à prática de exercícios físicos, alimentação saudável e lazer é o foco do programa, que é aberto para pessoas de qualquer idade e classe social. Os participantes são orientados e acompanhados por equipes compostas de nutricionistas e professores e estudantes de educação física.

As Academias são implantadas em espaços público, que são requalificados e passam a oferecer pista de Cooper, quiosque de atendimento, banheiro, vestuário, equipamentos e área para ginástica e dança.

Entre os critérios para seleção dos municípios a serem beneficiados com o programa estão: existência de espaço disponível para requalificação, baixo índice de desenvolvimento humano, taxa elevada de violência urbana e alta concentração de cardiopatas e hipertensos. O modelo de gestão é compartilhado entre secretarias estaduais, prefeituras e representantes dos usuários.




Visitas desde 09/2006: